Fernando Saussure - Breve Vida e Obra

Pergunta que o Saussure responde do Além.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/11/Ferdinand-de-Saussure.jpg



O que é Linguística?

·         É o estudo cientifico da linguagem humana.
·         Ciência que estuda toda e qualquer manifestação da linguagem humana, buscando descrevê-las com base em um quadro cientifico adequado.

Por que estudar linguística?

·         Estudar a linguagem é estudar diferentes aspectos da vida do ser humano.

Essas relações são importantes porque elas estão associadas a alguns fenômenos de grande interesse, como a variação e a mudança linguística. Esses fenômenos também são estudados na disciplina chamada sociolinguística, um ramo da linguista.

O que é um linguista?

·         É uma pessoas que estuda métodos de descrição de línguas.

Teorias que buscam entender e explicar os fenômenos linguísticos. Ele não precisa se falante da língua que estuda.

Qual o campo de atuação da linguística?
·        
          A linguística investiga as línguas das diversas sociedades e suas relações com outros idiomas.

A Linguística é diferente da gramatica?

 A gramatica normativa institui as diretivas acolhidas como essências para um melhor uso da língua escrita e falada, tendo como referencia os grandes escritores.
X
A linguística surge em oposição a essa compreensão de linguagem. Para os linguistas, a língua está além das normas. Ela adota uma abordagem descritiva que entende que as variedades do português caracterizam-se por um conjunto de regras gramaticais que simplesmente diferem daquelas do português padrão.

Quais os ramos da linguística?

  • ·         Teoria e analise linguística
  • ·         Fisiologia da linguagem ( utilização de órgãos na produção da fala)
  • ·         Linguística Histórica
  • ·         Sociolinguística e dialetologia ( por que rico fala diferente de pobre, porque gay afeminado fala diferente de gay alfa)
  • ·         Psicolinguística
  • ·         Linguística aplicada.

O que é Língua?

     Cada definição de língua precisa se entendida no âmbito de uma teoria particular. As teorias são lentes que nos ajudam a perceber peculiaridades da língua, que passam despercebidas quando estamos fazendo uso dela no dia-a-dia.
     Com relação a definição de língua, não é correto pensarmos que língua é algo que podemos observar. Aquilo que nós observamos são produções linguísticas, manifestações externas da língua, mas não a língua mesma.
     Percebemos sentenças em escrita, fala ou sinais, mas não a língua em si, não o sistema de princípios, regras e valores que torna a produção linguística possível. E por isso que precisamos das teorias.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFVXY2jO9B_UYInvJBSSr219R744iIAJeSQ9WqytBDNex-zxFKS0EzuRNqzef1zOw7E1e8m_t4I1Qubxp05NJ1rPgwkK1bM39grugzSyhEoMrHzL7WOzsmx57b99t9ufYzEe2Nlq1FTiA/s400/luar+na+noite.gif
Qualquer dúvida deixe seu comentário aqui em baixo, que assim que a Internet do mundo dos mortos ressuscitar eu lhe respondo.

0 comentários:

Postar um comentário