Fernando Saussure - Breve Vida e Obra

OS ALFABETOS

sábado, 3 de novembro de 2012


OS ALFABETOS

A grande conquista da escrita foi, sem dúvida, a criação do Alfabeto. Palavra derivada do latim, alphabetum, e de origem grega, alphabetos, formada pela agregação das duas primeiras letras do alfabeto grego alpha e beta, correspondentes às nossas letras A e B respectivamente. As letras do alfabeto representam sons, que combinados, formam todas as palavras possíveis do idioma.
O alfabeto não foi a invenção de uma série de símbolos (signos) gráficos, mas a decomposição da palavra em sons, em que cada qual é representado por um só signo ou letra.

1.    O Alfabeto Fenício, Era formado por cerca e vinte e dois símbolos (signos) somente consonantais, que permitiam escrever qualquer palavra. Não tinham símbolos para representar as vogais, que precisavam ser deduzidas no contexto da palavra. A escrita era realizada da direita para a esquerda.
2.    O Alfabeto Grego e Romano, Usaram os sinais consonantais, que eram pouco usados na sua própria língua para representar as vogais. Ficou, então, o alfabeto grego composto de vinte e quatro letras, vogais e consoantes.
3.       O alfabeto romano ou latino, encontra-se perfeitamente constituído, constando de vinte e três letras. As letras romanas eram bastante semelhantes às gregas, embora alguns ângulos agudos de certas letras gregas tivessem sido arredondados no alfabeto romano.
             
                                http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/images/grafemas%20romanos.jpg


4.   O Alfabeto Cirílico, Atribui-se aos irmãos Cirilo e Metódio, missionários gregos que viviam em Constantinopla o desenvolvimento do alfabeto cirílico, inspirado simultaneamente no alfabeto grego, no hebraico e no sírio, por volta do ano 860 d.C. Somente as letras utilizadas para expressar sons que não possuíam equivalente grego foram tomadas do alfabeto hebreu e do alfabeto sírio.

O Alfabeto Árabe surgiu, possivelmente, no século IV de nossa era, também tendo como base o alfabeto fenício, usado pelo povo nabateu, que habitava as cercanias do monte Sinai. A escrita é feita da direita para a esquerda, estando a maioria das letras ligadas umas às outras.
O alfabeto árabe sofreu alterações em determinadas épocas e locais distinguindo-se dois grupos principais : O Árabe de Cufa, escrita reservada às inscrições e às cópias do Corão, ou seja, destinadas ao uso litúrgico; e o Árabe Neskhi, escrita redonda da época clássica, tendo como duas formas principais: o árabe oriental e o árabe do Magreb. O Alfabeto Árabe tornou-se a escrita do mundo islâmico.

Alfabetos Orientais

Agora deixei os melhor para o final, melhor por que estou apaixonada pelas línguas orientais. Sinto gozo em ouvir, falar e escrever nestas línguas. Ponde ser por que desde muito cedo admiro a cultura oriental ou pelo meu ficio em aprender línguas. Mas voltando ao assunto veja as definições e exemplos de alfabetos orientais:
      Japão – No Japão é utilizado três alfabetos diferentes: o Hiragana, o Katakana e o  Kanji.

HIRAGANA

Este alfabeto é o mais comum dos três utilizados no Japão. Possui 48 caracteres onde cada um representa uma sílaba e é utilizado para representar palavras de origem oriental, comuns no dia-a-dia.


KATAKANA

O alfabeto katakana é muito parecido com o hiragana, porém a principal diferença está no seu uso. O hiragana é utilizado com palavras de origem oriental e o katakana com palavras de origem estrangeira, nomes, paises e produtos. Também possui 48 caracteres que representam uma silaba cada um.


KANJI

O kanji é o alfabeto mais popular entre nativos e estrangeiros. Possui cerca de 40.000 caracteres (mas são ensinados nas escolas apenas 1.945) e foi incorporado a cultura japonêsa  há cerca de 1.500 anos (esse alfabeto teve origem na china).  Diferentemente dos outros cada caractere desse alfabeto representa uma palavra  (quase todas as palavras da lingua japonêsa são escritas em kanji) e é muito mais dificil de ser aprendido, sendo que os jovens só começam a aprendê-lo por volta dos 15 anos.


 
China – O mandarim padrão funciona como a língua oral oficial da República Popular da China, da República da China, e é um dos quatro idiomas oficiais de Singapura. O "chinês" - na prática, o mandarim padrão - é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas.

 
Coreia - Hangul ou hangeul em romanização recente (em coreano: 한글) é o nome que se dá ao alfabeto silábico utilizado na escrita da língua coreana. Cada bloco silábico do hangul consiste de no mínimo 2 e no máximo 5 entre 24 letras (jamo), das quais 14 são consoantes e 10 são vogais.
A escrita hangul (한글), foi criada pelo rei Sejong, o Grande, o quarto rei da dinastia Choson, em substituição aos ideogramas chineses ("Hanja") (한자, 漢字) usados na Coréia até o século XV.
                               


 

Fontes:



( MOMENTO - D+ )

Agora para finalizar deixo vocês com alguns vídeo clipes de cantores orientais, tendo certeza que vocês iram amar.

 
 



0 comentários:

Postar um comentário