Fernando Saussure - Breve Vida e Obra

OS SISTEMAS DE ESCRITAS

sábado, 3 de novembro de 2012


 


“A linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos. É o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade, seus atos. Instrumento ao qual ele influencia, e é influenciado; a base mais profunda da sociedade humana.” (Louis Hjelmslev, linguista dinamarquês)
 
    As primeiras tentativas de se criar sistemas de escrita aconteceram por volta de 4000 a.C.. Os sistemas mais rudimentares apareceram muito antes que os primeiros alfabetos – dois milênios mais tarde – ganhassem forma. De fato, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade. Em épocas bastante próximas, civilizações americanas, os egípcios, chineses e mesopotâmicos começaram a desenvolver seus sistemas de representação gráfica.

Uma história pormenorizada dos sistemas de escritas seria impossível aqui; entretanto, há certos aspectos que podemos abordar. Vejamos:

A Escrita Pictográfica - O homem primitivo serviu-se de diversos meios de comunicação, no entanto, nenhum deles tinha a finalidade de representar a língua oral. Eram totalmente independentes da fala. A manifestação mais elaborada desses processos comunicativos foi a "pictografia", ou melhor, a "escrita pictográfica". Consiste em transmitir uma ideia, um conceito ou um objeto através de um desenho (símbolo) figurativo e estilizado.
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/gifs/escritpictog2.gif
Pinturas em cavervas

    A Escrita Ideográfica, provavelmente, evoluiu a partir de formas da escrita pictográfica (hieróglifos). Consiste num sistema de escrita que se manifesta através de "ideogramas": símbolo gráfico ou desenho (signos pictóricos) formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos sons com que tais objetos ou ideias são nomeados no respectivo idioma. Por isso, são necessários tantos símbolos quantos os objetos e ideias a exprimir.

     Bom exemplo de escrita ideográfica são os caracteres chineses e japoneses.
Kanji:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimmyxR_JmHDCyQDzoCzhtFOOC9J1p8CX3OG65Pf294u_QP-aNF1mQJi-awqudOOK7bt-4qR1qsDlMtgkMsI-oMKRweGgikwo7OLinGGqvuH-lc4eAZFHjlDkp1pexO_o0afzXXryDgzA/s1600/kanji.png


    Em nossa escrita, usamos alguns símbolos ideográficos. Por exemplo: a representação dos números: [0] lê-se zero, [1] lê-se um, [2] lê-se dois e assim por diante. Observe que com apenas um símbolo representamos uma palavra (ideia completa). Outro exemplo são as abreviaturas: [a. C.] lê-se antes de Cristo. / [V.S.a] lê-se Vossa Senhoria - [Adv.] lê-se [advogado]. Quando a abreviatura é uma locução, o somatório de letras é que compõe o símbolo ideográfico.

     Além , podemos dá exemplo com escrita ideográfica as abreviações do internetês juntamente com o uso dos empoticons.

http://img50.imageshack.us/img50/3888/internetes1n.jpghttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/4ingles/8emot.jpg 

A Escrita Silábica é um sistema onde cada símbolo é a combinação de sons de consonantais e vogais  representando uma sílaba (silabismo). Assim, há um símbolo para o [bê, cê, cá, dê, etc.]. A escrita etíope é uma escrita silábica.
Escrita Alfabética e Fonética é o nosso sistema de escrita. Consiste na representação dos sons de determinada língua pelas letras do seu alfabeto, mas nem sempre correspondendo exatamente ao som da língua. Assim, podemos dizer que nossa escrita não é exclusivamente fonética.
Escrita Alfabética Fonológica é o sistema de escrita alfabética ideal, em que a cada fonema (som) corresponderia uma letra. O foneticismo aproxima, portanto, a escrita de sua função natural que é a de representar a língua falada, oral, verdadeira natureza da linguagem.

Fonte:


0 comentários:

Postar um comentário