domingo, 28 de outubro de 2012
A imagem
assume cada vez mais importância no nosso dia-a-dia, pois ela começa a
aparecer como um meio de transmissão de informação, e não como um meio
meramente ilustrativo.
No
entanto, para ser utilizada correctamente como um meio de transmissão
de informação é necessário que se saiba “ler” a imagem. A tarefa de
“ler” parece fácil, mas na realidade é complexa. O que se verifica é que
a maioria das pessoas observa a imagem, e ao olhá-la como um todo, não
conseguem dali retirar a mensagem pretendida.
Para
não cairmos neste erro, é necessário alfabetizarmo-nos visualmente.
Este é um processo que, como a aprendizagem da escrita e da leitura é
demorado, pois consiste na capacidade que as pessoas têm de se
expressarem através da imagem, e tem como principais objectivos:
Educar para analisar e criticar imagens;
Educar para combinar e juntar vários tipos de linguagens.
Sendo
assim existe a necessidade de procedermos à alfabetização visual cada
vez mais cedo. Como é um processo recente, ainda existem dúvidas quanto
à sua classificação. Será uma linguagem verbal ou não verbal?
No
sentido de tentar esclarecer esta dúvida, existem autores como Jean
Cloutier (1957) que propõe o termo áudio-scripto-visual para fazer a
distinção entre linguagem e media e a oposição entre audiovisual e escrita, pois para ele existem dois tipos de linguagem: a linguagem de base, onde encontramos a linguagem áudio, a linguagem scripto e a linguagem visual, e a linguagem sintética ou composta, onde estão inseridas, a linguagem audiovisual, a linguagem scriptovisual e a linguagem áudio-scripto-visual.
- A linguagem de base é composta por duas de percepção natural, a áudio e a visual,e a linguagem scripto;
- A linguagem áudio é temporal, invisível e tem como objectivo ser perceptível ao ouvido;
- A linguagem scripto está presente num espaço a duas dimensões, mas é necessário recorrer à sua descodificação;
- A linguagem visual é perceptível ao olho e está presente num espaço a três dimensões;
- A linguagem sintética ou composta é constituída pela união de vários tipos de linguagem;
- A linguagem audiovisual é perceptível ao olho e ao ouvido;
- A linguagem scriptovisual abrange todos os meios de comunicação gráfica, é caracterizada pela junção da escrita e da imagem;
- A linguagem audio-scripto-visual é uma linguagem que utiliza simultaneamente todas as outras.
Para
Dondis (1999), a linguagem visual é constituída por elementos visuais
como o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a
escala, a dimensão e o movimento. Villafañe (1985) acrescenta ainda,
mais alguns e agrupa-os em três tipos: os elementos morfológicos, onde estão inseridos o ponto, a linha, o plano, a textura, a cor, a forma e o tom, os elementos dinâmicos, onde estão inseridos o movimento, a tensão, o ritmo e a direcção, e por fim os elementos escalares, onde encontramos a escala, a proporção, o formato e a dimensão.
Para
existir uma boa comunicação visual é fundamental que existam todos
estes elementos, pois só assim é que podemos retirar com precisão a
mensagem transmitida pela imagem.
Segundo
Calado (1994), na leitura das imagens existe um grau zero que não
necessita de ser ensinado, mas sendo uma aquisição deve sempre existir
uma alfabetização da pessoa.
Muitas
vezes caímos no erro de fazermos uma leitura “espontânea” da imagem,
mas para Joly (1994), a leitura da imagem não é universal, pois
confundimos muitas vezes, percepção com interpretação, ou seja, o facto
de reconhecermos a imagem não significa que a compreendemos, pois são
duas operações mentais completamente distintas.
Para existir uma correcta leitura de imagens devemos ter sempre em conta dois tipos de leitura: a denotativa, onde descrevemos os objectos e a localização espacial e a conotativa, onde interpretamos a imagem. Bullaude (1969) acrescenta ainda uma outra categoria, o núcleo semântico, onde distinguimos o que é importante e o que é acessório.
Após
a leitura e análise do texto podemos concluir que a imagem é utilizada
cada vez mais como um meio de transmissão de informação, e como tal é
necessário proceder-se à alfabetização visual cada vez mais cedo. Hoje
em dia, a alfabetização visual, ainda não é realizada da forma mais
correcta,pois este não é um processo que se constrói de forma rápida.
Cabe-nos a nós professores/educadores a função de ensinar as crianças a
ver, a pensar e a criticar, através de perguntas e respostas no
sentido de utilizarem a imagem de forma correcta.
(Texto retirado do blog : http://fmtic.blogspot.com.br)
Fonte: LENCASTRE, José Alberto, CHAVES, José Henrique (2007): A Imagem como Linguagem
IN: Barca, A. Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida,
L. (EDS.) Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de
Psicopedagoxia. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista
Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion ISSN: 1138-1663
Universidade do Minho, Braga
Agora que lhes ensinei o que é a linguagem das imagens, vamos brincar:
1ª Faz a leitura da mensagem retida em cada uma das imagens abaixo, e depois de analisar a imagem, diga qual a crítica feita em cada uma delas.
2ª Envie suas imagens, seu muito bem que você já viu uma destas rolando pelo Facebook.
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